Coluna de André Felisberto

Publicado quinzenalmente às quartas-feiras
Quarta, 29/02/2012

Fala Galera !
Mais uma vez aproveitando a oportunidade, vou falar hoje sobre a nossa realidade: INÍCIO DE TEMPORADA.
Início de temporada de competições, é sempre muito excitante ! Todo mundo querendo saber quem são serão seus maiores rivais no decorrer do ano... Quem deve ser o piloto mais sujo no decorrer do ano... Quem deve ser o piloto mais lento... Quem deve ser o mais leal... e por aí vai.
Eu mesmo, costumo ficar apreensivo com início de temporada !
Tudo bem, que desta vez, estou bem tranqüilo e relaxado. Afinal de contas, como a maioria sabe, estou retornando as pistas depois de 3 anos parado e com 3 hérnias de disco que eu não tinha e alguns(muitos) kilos à mais. Resumindo, estou indo somente preparar 1 possível retorno as pistas no ano de 2013.
Não vou me cobrar resultados esse ano! Vou começar o ano bem lentamente, com poucos treinos, me esforçando pouco e vendo como minha coluna vai se comportar. Se no decorrer do ano eu for melhorando, aí posso até pensar em correr pra ganhar algum troféu.
Aos amigos, peço que tenham paciência comigo e não me cobrem muito, pois realmente estou meio que “forçando uma barra” para voltar a andar de kart.
Uma dica que eu dou para os pilotos, é sempre no início de temporada, traçar o perfil dos seus concorrentes !
Como muitos sabem, eu tenho 1 hobby que levo muito a sério, o poker, e com ele aprendi que isso é muito importante.
A partir do momento que temos o perfil dos nossos adversários traçados, saberemos como lidar com eles ao longo da temporada. Ou seja, se o piloto “x” é agressivo demais, teremos que ser cautelosos numa disputa com ele, porque tem grande chance de sermos tocado por ele. Se o piloto “y” é 1 cara que deixa pra frear muito dentro das curvas, devemos preparar nossa ultrapassagem sobre ele, na saída das curvas(preparando melhor o contorno da curva e saindo mais rápido). Se o piloto “h” costuma ser rápido no início da bateria mas cansa no final e perde rendimento, não devemos tentar resolver a corrida logo nas primeiras curvas ou voltas, porque no final temos grande chance de ultrapassá-lo. E por aí vai...
Outra coisa que alguns devem se preocupar, é em relação a fazer 1 início de temporada mais conservador ! No meu ponto de vista, não adianta nada o cara começar de forma conservadora(com poucos treinos) e querer deixar para se entregar do meio para o final da temporada ! Ou entra de cabeça logo no início, ou vai ficar numa desvantagem tão grande em pontos, que não vai mais conseguir os pilotos da frente !
Pessoal, dedicação total desde o início é fundamental para 1 bom ano !
É isso ! Espero encontrar todos na nossa primeira etapa !
Grande abraço.

Posts anteriores:


1º Post (17/11/2011): Apresentação (clique para download)
2º Post (01/12/2011): Continua a estória (clique para download)
3º Post (15/12/2011): Técnicas de pilotagem (clique para download
4º Post (08/02/2012): O retorno das férias (clique para download

5 comentários:

  1. Felisberto,

    adorei o post ainda mais pela seriedade dos treinamentos e pelo prazer de andar na chuva. Me identifiquei muito com a história.

    Parabéns! Continue escrevendo...leio TODOS!

    Tiago "Mutley" Muhlethaler
    BRUMNH GP

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Felisberto!!! É sempre bom ler as histórias de pilotos com mais experiência.
    Abraço.
    Rafael Vargas

    ResponderExcluir
  3. GrandeBerto!!!

    Cruzador na área... Bacana a história. Show de bola.

    Grande abraço e mantenha o pique de escrever os textos. Sou blogueiro tbm e te digo que difícil é fazer a inspiração para escrever aparecer de 15 em 15 dias!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é muito legal ler estórias assim ainda mais sabendo que é de um amigo próximo! A cada post tenho aprendido um pouco mais. Valeu Feliz!!! Continue assim!

    ResponderExcluir
  5. Nota 10!!!
    Mas só pra constar, é bem comum eu dar umas bombadas no acelerador em algumas curvas. Acho que influencia prejudicialmente mais quando se está na chuva ou em karts de 2 tempos onde de fato o torque faz você perder a traseira.
    Parabéns Felisberto!

    ResponderExcluir